30 sepulturas com ossadas humanas encontradas junto à Igreja Matriz de Loulé

Descoberta não surpreendeu arqueólogos. Era habitual as áreas cemiteriais à volta das igrejas antigamente.

17 de outubro de 2025 às 01:30
Partilhar

As obras de requalificação do centro histórico de Loulé revelaram mais uma parte da história da cidade. Pelo menos 30 sepulturas com ossadas humanas foram encontradas junto à Igreja Matriz de Loulé. A descoberta, num local já identificado com vestígios arqueológicos, não surpreendeu os especialistas. "Era prática comum existirem áreas cemiteriais em redor das igrejas antigamente" referiu ao CM Rui D'Almeida, arqueólogo municipal. Em 1873 o cemitério que existia foi trasladado para outro local, pelo que "as sepulturas que estavam a uma maior profundidade acabaram agora por aparecer".

Após a descoberta das ossadas humanas, uma equipa de três antropólogos começou a trabalhar no terreno. Têm a missão de retirar os restos mortais, para análise em laboratório, e guardá-los posteriormente . "Em laboratório conseguimos estimar o sexo, idade, perceber a ascendência da pessoa e o tamanho" adiantou Bernardo Quitério, um dos antropólogos de serviço no local.

Pub

Os vestígios arqueológicos encontrados abrangem pelo menos oito séculos. Os restos humanos, estimam os arqueólogos, devem ter sido depositados junto à Igreja Matriz entre o século XVI e XVIII. As análises aos restos mortais irão quantificar quantos corpos estavam depositados no local visto que "uma sepultura pode ter mais do que uma pessoa lá dentro ou à volta implicar que se tenha tirado outras pessoas que lá estavam" acrescentou Rui D'Almeida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar