300 mil portugueses sem verba para ir ao dentista
Estudo indica que um milhão nunca vai ou vai apenas uma vez por ano ao médico-dentista.
Um milhão de portugueses nunca vão ou vão apenas uma vez por ano ao médico-dentista. Destes, 300 mil (30%) não vão ao dentista por não terem dinheiro. Estas são duas das conclusões do IX Barómetro da Saúde Oral 2024, que é divulgado esta terça-feira pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
No barómetro de 2023, a percentagem de pessoas que não iam ao dentista por falta de dinheiro era de 24,4%. De acordo com o documento, 65,7% dos inquiridos não têm a dentição completa (em 2023 eram 58,9%), sendo que 5,7% não têm qualquer dente.
Dos que têm falta de dentes, 57,1% não têm nada a substituir o(s) dente(s) em falta. A média de gastos no último tratamento dentário cifrou-se em 115 euros. A higiene oral revela indicadores inferiores ao do último barómetro: 74,4% dos inquiridos afirmam escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia (eram 78,8%).
“Estes resultados envergonham o País e refletem a ausência de investimento na saúde oral. Os portugueses continuam à espera que o Governo apresente o Programa Nacional de Saúde Oral”, alerta o bastonário da OMD, Miguel Pavão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt