400 jovens médicos nos centros de saúde
Ministério quer premiar número de consultas realizadas.
O Governo quer colocar cerca de 400 jovens médicos, que ainda estão a acabar a especialidade de Medicina Geral, a trabalhar nos centros de saúde. Esta é uma das medidas que integram a reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na área dos cuidados primários, apresentada ontem pelo Ministério.
Decorrem negociações com o Ministério das Finanças para a contratação dos médicos recém-especialistas através de um concurso nacional, que dispense a entrevista, prevalecendo a avaliação final.
O Governo quer ainda remunerar os médicos dos Cuidados de Saúde Primários em função do desempenho, premiando o número de consultas realizadas. Há cerca de um milhão de portugueses sem médico de família. O Ministério da Saúde revelou também que as unidades de saúde familiar e os centros de saúde vão passar a fazer rastreios visuais a crianças (2-4 anos). Não avançou, porém, uma data para o programa.
No final de junho arranca o projeto de cuidados de saúde oral aos utentes nos centros de saúde. Terá lugar em 10/15 unidades na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Alentejo. A reforma contempla ainda a renovação de receitas de doentes crónicos pelas farmácias sem ser necessário ir aos centros de saúde e a implementação do enfermeiro de família nos centros de saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt