600 polícias vigiam festas de Lisboa
Atenção aos carteiristas, a pequenos furtos e desacatos.
Lisboa vive hoje o ponto alto das festas da cidade com os Casamentos de Santo António, desfile de marchas populares e arraiais. À espera de milhares de pessoas nas ruas, a PSP mobilizou cerca de 600 agentes.
Vai haver forte presença policial na Avenida da Liberdade, durante o desfile das marchas, e nos bairros de Alfama, Castelo, Bairro Alto e Santos, nos arraiais. Também há reforço na Graça, Intendente, Mouraria e Alcântara. O Corpo de Intervenção está de prevenção e a Divisão de Trânsito vai efetuar fiscalizações. A PSP vai ainda distribuir milhares de sardinhas de papel com conselhos sobre segurança.
Os festejos têm o primeiro ponto alto às 14h00, na Sé, com a chegada dos noivos de Santo António. Duas horas antes, decorrem os casamentos civis, nos Paços do Concelho. Terminada a cerimónia na Sé, os 16 casais seguem em cortejo de automóvel até aos Montes Claros, para o copo d’água. À noite, integram as marchas.
É na avenida da Liberdade, a partir das 21h00, que se vive mais um ponto alto da festa dos santos populares, com o desfile de 22 marchas (as crianças da Voz do Operário os comerciantes dos Mercados participam extra-concurso). Às marchas a concurso, juntam-se, como habitualmente, convidados especiais. Este ano, marcam presença um grupo de Macau, agrupamentos da CPLP (Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Brasil, Cabo Verde e Angola), e as marchas populares de Faro e da Madeira.
Desfile:
Infantil "A Voz do Operário"
Mercados
Bela Flor
Mouraria
Santa Engrácia
Marvila
Alfama
Graça
São Domingos de Benfica
Carnide
Madragoa
Benfica
Bica
Alcântara
Bairro Alto
São Vicente
Olivais
Baixa
Lumiar
Alto do Pina
Beato
Ajuda
O desfile decorre durante quatro horas e só de madrugada se saberá quem vence. Durante a noite, há dezenas de arraiais populares, onde a sardinha assada é rainha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt