40 mil idosos vivem em solidão
Associação Coração Amarelo oferece companhia a idosos.
A casa está vazia. O silêncio entranha-se. É esta a realidade de 39 216 idosos portugueses, sinalizados pela GNR na Operação Censos Sénior 2015, concluída em abril. Vivem sozinhos ou isolados, por todo o País.Com o avançar da idade, somando vários problemas de saúde, pesa-lhes ainda nos ombros a solidão. Sobra espaço para as dores do corpo e da alma. Uma maleita que tem cura e bate à porta.
Lisboa faz parte das várias cidades que contam com uma delegação da associação Coração Amarelo. A premissa é simples: quem tem tempo oferece-o, quem está sozinho recebe um amigo em casa.A companhia afasta a solidão e promove uma melhor qualidade de vida para quem já soma muitas doenças físicas. Por momentos, esquecem-se os problemas e o vazio dos dias. Ganha-se saúde.
Criam-se laços, alguém se preocupa. Pelo menos uma vez por semana, os voluntários visitam os beneficiários. Ajudam os idosos com problemas de mobilidade a sair à rua, cumprem pequenas tarefas, como uma ida à farmácia, e conversam.
A companhia afasta a solidão e promove uma melhor qualidade de vida para quem já soma muitas doenças físicas. Por momentos, esquecem-se os problemas e o vazio dos dias. Ganha-se saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt