Acusado por chamar "burra" no Facebook
Comentário envolve galinhas, égua, ovelha, cabra e burra.
Um homem de 60 anos vai responder em tribunal pelo crime de difamação após ter chamado "burra" à presidente da União de Freguesias de Albernôa e Trindade (Beja), na rede social Facebook.
A 17 de agosto de 2016, a União de Freguesias publicou na rede social um comunicado onde anunciava a apresentação de uma "queixa formal junto das autoridades competentes" depois de terem sido vistos um cavalo e uma galinha nos espaços verdes de Albernôa. Luís Brito, na mesma rede social, partilhou a publicação onde assumiu ser o proprietário da galinha.
"É triste ter de ser as minhas galinhas, a égua dos ciganos, a ovelha do Manuel, a Cabra do Xico, a tratar da manutenção dos espaços verdes da aldeia porque a burra da presidente não o faz. Essa trata de outros espaços ‘vermelhos’", numa alusão ao facto de a autarca ser comunista.
O comentário valeu um processo judicial. O Ministério Público de Beja considera, no despacho de acusação, que as palavras ofendem a "honra e consideração pessoal e profissional" da autarca, Sandra Margarida.
Ao CM, Luís Brito diz-se surpreendido. "É uma brincadeira que fiz sem maldade nenhuma. Há uma queixa-crime, mas não percebo onde está o crime", garantindo que não chamou burra "diretamente" à autarca. Sandra Margarida diz apenas que aguarda com "serenidade" o desenrolar do processo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt