Álcool leva mais de 5000 ao hospital
Quarenta mortes por overdose em 2015.
Em 2015, registaram-se em Portugal 181 óbitos com a presença de, pelo menos, uma substância ilícita, dos quais 40 foram considerados overdoses, de acordo com a informação dos registos de mortalidade do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, segundo divulga o Relatório sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências, hoje apresentado na Assembleia da República.
Segundo o relatório, em metade (53%) desses casos de overdose destacou-se a presença de opiáceos, seguindo-se-lhe a canábis (30%), cocaína (28%) e a metadona (25%).
Quanto à presença de novas substâncias psicoactivas, ocorreu uma morte por consumo excessivo com metoxietamina associada ao álcool.
A nível das contraordenações por consumo de drogas, foram instaurados 10380 processos relativos às ocorrências de 2015, representando o valor mais elevado desde 2001 (mais 1557 casos, ou seja, mais 15%, em relação a 2014).
No que respeita aos problemas relacionados com o consumo de álcool, em 2015, estiveram em tratamento no ambulatório nas redes públicas 12498 utentes. Dos que iniciaram tratamento, 657 consumidores eram readmitidos e 3704 novos utentes.
De acordo com o relatório, em 2015, registaram-se em Portugal Continental 5487 episódios de internamento hospitalar com diagnóstico atribuído ao consumo de álcool, na maioria dos casos relacionados com doença alcoólica do fígado, com destaque para a cirrose alcoólica (52%) e o síndromo de dependência alcoólica (21%)
No âmbito da criminalidade registada directamente com o consumo de álcool, em 2015 registaram-se 22873 crimes por condução com taxa de álcool superior a 1,2g/l, representando 46% do total de crimes contra a sociedade e 6% da criminalidade em 2015.
Em 2015 foram registadas pelas forças de segurança 26815 participações de violência doméstica, 42% dos quais com sinalizações de problemas relacionados com o consumo de álcool por parte do denunciado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt