Aldeia do Lousal em Grândola isolada devido à subida de ribeira

Chuva que tem caído fez transbordar a Ribeira da Corona.

04 de fevereiro de 2026 às 11:34
Chuva Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A chuva que tem caído fez transbordar, esta quarta-feira, a Ribeira da Corona, no concelho de Grândola, estando a população da aldeia do Lousal isolada, desde as 06h00, disse à agência Lusa o presidente da junta.

"As chuvas contínuas desta noite e desta manhã fizeram transbordar a Ribeira da Corona, junto ao Lousal, e os únicos acessos do Lousal para o exterior estão impedidos", relatou o presidente da Junta de Freguesia de Azinheira de Barros, no distrito de Setúbal, Pedro Ruas.

Pub

De acordo com o autarca, os principais locais de acesso à aldeia, que estão submersos, foram sinalizados pelas autoridades, estando a ser feitos apelos à população para que se mantenha em segurança.

"Estamos a fazer um apelo para as pessoas não correrem riscos, para não se meterem em aventuras, não tentarem passar as pontes, nem da Ribeira da Corona, nem da Ribeira do Lousal. É um risco demasiado grande", alertou.

Segundo Pedro Ruas, está a ser articulada com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com os Bombeiros Mistos de Grândola, "uma solução de emergência", caso seja necessário retirar pessoas da aldeia mineira.

Pub

"Estamos a avaliar, neste momento, qual é a melhor solução para atravessar a ribeira" que, "além de ter subido, está com uma velocidade que nos impressiona", explicou, acrescentando que a localidade do Lousal "tem diferentes acessos, mas todos com ribeiras".

A solução para retirar os moradores pode passar pelo recurso "a um barco" para fazer a travessia, "ou eventualmente um carro especial, por um dos acessos alternativos, sendo necessário fazer um circuito de cerca de 15 a 20 quilómetros para chegar ao Lousal", admitiu.

"Poucas pessoas conseguiram sair do Lousal hoje. Desde as 06:00 da manhã que a aldeia está isolada. As professoras não entraram, as crianças não conseguiram entrar, os trabalhadores que são de fora não conseguiram sair, o padeiro que conseguiu sair já não conseguiu entrar", exemplificou.

Pub

Na sua página oficial no Facebook, a Câmara de Grândola, informou que a Estrada Nacional 261-2 (EN261-2), entre Grândola e Melides, continua interdita ao trânsito, assim como a estrada de ligação ao Lousal pelos Faleiros e a estrada para os Mosqueirões, desde o cruzamento da Penha até ao cruzamento da Abela.

Já no Itinerário Complementar 1 (IC1), no sentido Norte--Sul, entre o bairro do Isaías e a rotunda de acesso ao IC33/IP8, registam-se zonas parcialmente submersas, podendo ocorrer condicionamentos à circulação.

Segundo o município, as autoridades procederam ainda a evacuações preventivas na zona das Várzeas, nomeadamente nos Olivais e Hortas, junto à Ribeira de Grândola, bem como na zona de Vale Gamito.

Pub

Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira em comunicado que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

Portugal enfrenta esta quarta-feira a chegada de uma nova tempestade, ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar