Aldeia histórica de Viseu à venda por 1,4 milhões de euros

Área de 100 hectares tem 41 casas, capela, restaurante, piscina e campo de ténis.

11 de novembro de 2025 às 01:30
Aldeia fica a cerca de 14 km de Viseu Foto: Tiago Virgílio Pereira
Partilhar

Com 90 anos Manuel Azevedo já viu muita coisa na vida, mas tinha curiosidade em conhecer a aldeia de que todos falam. No sábado, saiu do conforto do lar, em Santo Tirso, rumo a Viseu, à aldeia de Póvoa Dão. “Vim com a minha mulher, que me acompanha para todo o lado, e fiquei encantado com o que vi. Porém, tínhamos de investir muito dinheiro para voltar a pôr tudo isto a funcionar e acho que o valor que estão a pedir, a rondar o milhão e meio de euros, é irrealista”, explicou.

Desde que foi colocada à venda em leilão, a aldeia de Póvoa Dão, situada em Silgueiros, a cerca de 14 quilómetros de Viseu, voltou a estar no centro das atenções de muitos portugueses e espanhóis. Todos querem conhecer o paraíso situado no coração do vale do Dão, envolto pelo arvoredo e pelo silêncio e que agora pode ser comprado por 1,4 milhões de euros. Este conjunto histórico, com uma área de 100 hectares, conta 41 habitações em granito e traça beirã, uma capela, um restaurante, uma piscina, campo de ténis. É um refúgio com paisagens únicas que quase parecem imaginárias. “Isto parece mesmo do outro mundo mas, para nós, sem conhecermos nada aqui à volta, consideramos ser um negócio nada rentável”, observou Manuel enquanto tirava algumas fotografias.

Pub

Há 30 anos, a Póvoa Dão foi adquirida por uma construtora de Cantanhede que investiu cerca de cinco milhões de euros na recuperação integral da aldeia. O projeto, concluído em 2004, manteve a traça tradicional e tornou o espaço uma aldeia turística de passagem quase obrigatória. Contudo, as dificuldades financeiras da construtora voltaram a deixar ao abandono esta joia, que agora quer voltar a brilhar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar