Alerta para risco de transbordos no Douro em Espanha
Chuva das últimas semanas e degelo provocado pelo aumento das temperaturas podem estar na origem.
As autoridades espanholas alertaram hoje para os caudais na bacia hidrográfica do Douro, com possibilidade de transbordos numa dezena de pontos devido às chuvas das últimas semanas e do degelo provocado pelo aumento de temperaturas.
Num comunicado, a Confederação Hidrográfica do Douro (CHD) sublinhou que houve nas últimas horas um aumento do caudal de vários rios, principalmente do próprio rio Douro, e alertou para a possibilidade de transbordos.
Por volta das 14h00 locais (13h00 em Lisboa), a CHD tinha em situação de aviso vermelho 13 pontos de rios da bacia hidrográfica, 10 dos quais do Douro, nas regiões de Soria, Burgos, Valladolid e Zamora.
Na cidade de Zamora, capital da região na fronteira com Portugal (com Trás-os-Montes) com o mesmo nome, o Douro inundou na semana passada ciclovias e caminhos de peões nas margens do rio, mas o caudal está hoje mais baixo, embora ainda com um aviso amarelo (o menos grave numa escala de três), segundo a CHD.
Quanto às barragens na CHD, há aviso vermelho, por causa do nível de água acumulada, em Cuerda (rio Douro, em Soria) e Arroyo (rio Riaza, em Segóvia).
As albufeiras do Douro estão em 82% da capacidade de armazenamento de água, "quase 14 pontos acima da média da década e aproximadamente 1 ponto mais do que há um ano", segundo a CHD.
As chuvas das últimas semanas na Península Ibérica, associadas a uma sucessão de tempestades, provocou transbordos e inundações em várias regiões de Portugal e Espanha, com as autoridades dos dois países a garantirem que tem havido cooperação e gestão conjunta permanente na situação dos rios partilhados pelos dois países.
Dezasseis pessoas morreram em Portugal e duas em Espanha na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também centenas de feridos e milhares de desalojados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt