Alimentos: Nutrição, amor e muita fantasia
Provados estão só os efeitos da iombina, proveniente da casca da árvore com o mesmo nome que cresce na África Ocidental, no desempenho sexual masculino. No que toca à relação directa e imediata entre alimentação e libido, o resto é fantasia – que, como se sabe, é um elemento indispensável à qualidade do sexo.
Mas, num contexto mais alargado, é certo que a alimentação deficiente se traduz normalmente em sexo de baixa qualidade, como constata o nutricionista norte-americano Bernard Jensen no livro ‘Sex, Love and Nutricion’ (‘Sexo, Amor e Nutrição’), citado pela nutricionista portuguesa Ana Cristina Marques Miranda. Tal relação é explicada pela "acção dos constituintes dos alimentos sobre os neurotransmissores envolvidos no prazer sexual, nomeadamente os que activam a acetilcolina e a dopamina [estimulantes] e limitam a acção da seretonina [inibidora]". Deste ponto de vista o peixe, as algas e o ananás dão uma ajuda pois contêm um precursor – componente que, através de uma reacção química produz outro – da dopamina. Já o poder afrodisíaco de alimentos como o figo ou a ostra deriva apenas da respectiva forma, sugestivas do órgão sexual feminino, ao passo que a banana, o alho francês, o espargo e a enguia evocam o equivalente masculino. Não está também provada a relação entre a ingestão de certas partes anatómicas dos animais – testículos e pénis, nomeadamente – e desempenhos sexuais masculinos relevantes. A verificar-se, não passa de poderosa auto-sugestão ou pensamento mágico, sem, ao que se saiba, qualquer aval científico.
"NÃO HÁ UMA ESTAÇÃO PARA O AMOR": Alexandra Figueiredo, Relações públicas 32 anos
Qual é a sua arma de sedução?
Um olhar e uma conversa inteligente e surpreendente!
Qual a importância do sexo na sua vida?
Quando se ama, tudo é importante!
Que artigo compraria numa sex shop?
Um conjunto de lingerie diferente.
Como foi a 1.ª vez?
Muito bonita e com o namorado que hoje é dos meus melhores amigos.
Verão é a estação do sexo?
Não necessariamente! Não acredito que haja uma estação para o amor...
Fica disponívelquando...
O que dita a disponibilidade para fazer amor é a energia que se sente com o parceiro.
José Sócrates ou Ronaldo?
O José Sócrates não conheço, logo não me permite responder... O Cristiano é apenas amigo!
MILHO E SEROTONINA
Os italianos consideram a polenta, preparado à base de milho, um alimento afrodisíaco. Efectivamente, o milho é isento de triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor inibidor da sexualidade.
ANIS E ESTROGÉNIO
Ervas aromáticas e especiarias têm provas dadas em matéria de estimulação sexual. O anis, por exemplo, tem compostos estrogénicos (hormonas femininas) pelo que pode contribuir para aumentar a libido.
CHOCOLATE
O chocolate contém feniletilamina e serotonina, duas substâncias químicas associadas à sensação de bem-estar, que são libertadas naturalmente pelo cérebro quando estamos contentes ou apaixonados.
IR ÁS COMPRAS AJUDA AUMENTAR A AUTO-ESTIMA
A boa alimentação e o exercício físico são fundamentais para uma boa auto-estima, mas nem sempre são suficientes para que uma pessoa se sinta bem com ela própria. A auto-confiança e a forma como alguém se vê perante a sociedade podem ser influenciadas até pela simples forma de se vestir.
"É costume dizer-se que às mulheres basta uma ida às compras para ficarem logo com a auto-estima bem alta. Comprar um bom vestido ou um par de sapatos é sempre algo que nos faz sentir bem connosco próprios", comentou ao CM o estilista Augustus, especialista em melhorar os humores das mulheres portuguesas.
Vestir bem, esconder uma gordurinha ou realçar determinadas partes do corpo devem fazer parte das preocupações matinais de cada um. A auto-estima é uma batalha diária, que quanto mais elevada for maiores são as probabilidades de sucesso nas várias actividades de cada um.
"Hoje em dia, não existem mulheres nem homens que não se vistam logo pela manhã à frente de um espelho. Quando se olham é importante que gostem do que estão a ver e se sintam bem", acrescentou Augustus, destacando a importância da roupa: "Se vestir uma peça ou um conjunto que fique melhor, qualquer pessoa que se olhe ao espelho até sai de casa mais bem-disposta e com outro humor".
"O CONTRASTE TORNA AS PESSOAS MAIS FORTES": Augustus, Estilista
– Quais as roupas que as pessoas com uma constituição física mais forte devem evitar?
Augustus – As roupas justas, cores claras e folhos devem ser evitados. Saias muito justas também são proibidas.
– As cores também são importantes...
– Sim. Deve evitar-se a mistura de cores vivas. O contraste torna as pessoas mais fortes.
– E as riscas?
– Também são importantes. As riscas muito largas engordam, tal como as horizontais.
– Estas regras também se aplicam aos homens?
– Se um homem usar uma camisa apertada, quando se senta os botões parece que ficam arreganhados. Logo, as regras são as mesmas.
MACARRÃO COM CAMARÃO
INGREDIENTES
- 1/2 pacote de macarrão
- 500 gr. de camarão médio
- 2 dentes de alho picados
- Cebola picada
- Polpa de tomate
- Pimentão verde picado- 150 gr. de presunto em cubos
- -Queijo ralado
- Orégãos
- Salsa
- Sal q.b.
- Azeite
CONFECÇÃO
Cozinhe o macarrão e reserve. Frite a cebola e o alho em pouco azeite. Acrescente a polpa de tomate, o camarão limpo e sal a gosto. Fora do lume, junte o presunto, o pimentão, a salsa e os orégãos. Depois, tape o pimentão para amolecer. Misture com o macarrão e polvilhe com queijo ralado. Este prato pode ser servido quente ou frio.
DICAS PARA PEITORAIS
NATAÇÃO
Considerado o desporto mais completo para manter a forma física, a prática regular de natação desenvolve especialmente os músculos dos ombros e peito, além de melhorar a função cardiorrespiratória.
MUSCULAÇÃO
Trabalhar os músculos peitorais com recurso a máquinas é prática comum em ginásios. Em casa também é possível exercitar esse grupo muscular, utilizando pequenos pesos comprados em qualquer loja de material desportivo.
FLEXÕES DE BRAÇOS
Ao ar livre ou em casa, a flexão de braços é o exercício físico mais básico para manter os músculos activos e definidos sem a necessidade de utilizar aparelhos ou apetrechos extras.
NOTAS
LÍBIDO: QUANTIDADE
Mesmo se alguns alimentos estimulam a produção de substâncias químicas que influenciam a libido, não é seguro que o façam em quantidade para notar diferença
PUBLICIDADE: ENGANO
A Food and Drug Administration, que regula os alimentos e medicamentos nos EUA, proíbe a venda de qualquer produto com base em propriedades afrodisíacas
ANAFRODISÍACOS: AO INVÉS
Por oposição, os anafrodisíacos são substâncias associadas à redução da libido. Os anafrodisíacos naturais podem encontrar-se, nomeadamente, no coentro, tojo, manjerona e liamba
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt