Alunos de Vila Real, Alijó e Sabrosa regressam mais cedo a casa

Esta decisão preventiva teve por base a evolução desfavorável das condições atmosféricas e a necessidade de salvaguardar a segurança da comunidade escolar.

23 de janeiro de 2026 às 13:33
Chuva Foto: Getty Images
Partilhar

Os alunos dos concelhos de Vila Real, Alijó e Sabrosa regressam esta sexta-feira mais cedo a casa por motivos de segurança decorrentes do agravamento das condições meteorológicas, como a queda de neve, segundo fontes dos municípios.

A Câmara de Vila Real informou, em comunicado, que por causa do agravamento das condições meteorológicas foi proposto o encerramento das atividades letivas no período da tarde, por motivos de segurança, uma sugestão que foi acolhida pelas direções das escolas.

Pub

"Pelo que, durante o período da tarde, não haverá atividades letivas, mantendo-se os edifícios abertos até que sejam recolhidos todos os alunos, pelos respetivos serviços de transporte ou pelos pais e encarregados de educação", referiu a autarquia.

Esta decisão preventiva, acrescentou, teve "por base a evolução desfavorável das condições atmosféricas e a necessidade de salvaguardar a segurança da comunidade escolar".

O município informou ainda que, pelas 12h40, se encontrava "muito condicionado" o trânsito na Estrada Municipal EM313, em direção a Mondim de Basto, no troço entre Lamas de Olo e Borbela devido às condições de circulação e ao risco existente no local, adiantando que a situação está "a ser permanentemente acompanhada pelas equipas no terreno".

Pub

A Câmara de Vila Real disse que continuará a monitorizar a evolução da situação em articulação com todas as entidades competentes, sendo efetuado novo ponto de situação assim que se justifique, e apelou à população para que evite deslocações desnecessárias, nomeadamente para as zonas altas do concelho para observação da queda da neve.

Os municípios de Alijó e de Sabrosa também já tinham informado que, em decisões concertadas entre a Proteção Civil e os agrupamentos de escolas, se verificará o regresso antecipado dos alunos a casa também por causa do agravamento das condições meteorológicas.

Sem aulas esta sexta-feira estão as escolas dos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Pub

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão esta sexta-feira sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) por causa da neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.

Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Beja, Aveiro e Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho esta sexta-feira e sábado por causa da agitação marítima forte.

Pub

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Este nível entrou em vigor às 16h00 de quinta-feira e termina às 23h59 de sábado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar