Alunos do 3.º ano têm de devolver manuais
Ministério manda voltar a recolher livros no 1.º ciclo. Maioria não estará em condições, avisam diretores.
Após dois anos sem obrigação de devolver os manuais escolares para serem reutilizados, alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) voltam a ter de entregar os livros nas escolas, embora a medida se aplique apenas a quem frequentou o 3.º ano de escolaridade neste ano letivo.
Numa informação enviada às escolas, o Ministério da Educação explica que no 1.º e 2.º ano não é preciso devolver manuais, enquanto o 4.º ano adota livros novos no próximo ano letivo e por isso também não haverá necessidade de devolução. Restam os cerca de 80 mil alunos do 3.º ano, que estão obrigados a devolver os manuais, tal como quase 1 milhão de estudantes do 5.º ao 12.º ano.
Os diretores avisam, contudo, que “a maioria” dos manuais do 1.º ciclo não estará em condições e deixam recados. “Os manuais do 1.º ciclo têm espaços para escrever, colorir e colocar autocolantes e ficam praticamente inutilizados para o ano seguinte. Tem de haver uma conversa séria entre o Ministério da Educação e as editoras para os manuais do 1.º ciclo serem reutilizados”, afirmou ao CM Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores (Andaep).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt