Apelo à doação de sangue O (COM VÍDEO)

O secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, apelou ontem à dádiva de sangue do grupo O. "Na população portuguesa o que mais falta nos faz é o grupo O. O apelo que faço é que todos aqueles que saibam que são grupo 0, tenham mais de 50 quilos e menos de 60 anos, que queiram ser dadores, que o façam. O País agradece", disse.<br/><br/>

13 de junho de 2012 às 01:00
SAÚDE, SANGUE, DOAÇÃO Foto: Mariline Alves
Partilhar

O apelo é feito numa altura em que se aproximam as férias e as pessoas não estão tão disponíveis para a dádiva. A colheita de sangue nesta altura do ano diminui, mas ao mesmo tempo aumenta a procura devido a um igual aumento da sinistralidade rodoviária. Leal da Costa garante, no entanto, que neste momento há sangue suficiente e que Portugal não está com as dificuldades de há poucos meses.

Segundo o governante, a falta de sangue teve origem em três factos: dificuldades das pessoas em deslocar-se aos centros de colheita, infecções respiratórias e envelhecimento da população. Os hospitais vão ter centros para realizar mais colheitas. Amanhã é o Dia Mundial do Dador.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar