Arte urbana dá "nova vida" a Lagos
Mega pinturas no Algarve.
Edifícios e muros devolutos da cidade de Lagos, no Algarve, estão a ganhar "nova vida" com mega pinturas, pela mão de cinco artistas participantes na quinta edição da ARTURb, o único evento de arte urbana que decorre no distrito.
Iniciativa do Laboratório de Atividades Criativas (LAC) de Lagos, o projeto ARTURb decorre em ambiente de residência artística ao longo de duas semanas e em duas fases: a pintura das paredes dos imóveis e muros, e uma exposição nas instalações da associação, na antiga cadeia de Lagos, a partir de sábado.
"O projeto pretende dar mais cor a espaços abandonados e deprimentes da cidade e, ao mesmo tempo, mostrar o trabalho de novos artistas nacionais e estrangeiros, especialistas em arte urbana e com técnicas diferentes", disse à agência Lusa o diretor do LAC, Nuno Pereira.
Segundo o responsável, para a edição deste ano, a quinta consecutiva, foram convidados cinco artistas, a quem foi concedida liberdade criativa para a realização das mega pinturas, algumas com cerca de 40 metros de altura, que dão cor a diversos espaços devolutos um pouco por toda a cidade, em zonas autorizadas pelas autoridades.
Nos trabalhos são utilizadas diversas técnicas, entre as quais a pintura e a colagem, sendo necessário o recurso a gruas e elevadores nas obras de maior dimensão nas fachadas e paredes dos edifícios, o que dificulta a execução pelos autores.
"Há uma dificuldade acrescida nas obras de grande dimensão, mas o facto de não ser proposto nenhum tema, facilita o trabalho, permitindo aos artistas uma maior liberdade de imaginação e criatividade", sublinhou Nuno Pereira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt