Artrite reumatóide afeta 70 mil portugueses

Muitos doentes não valorizam sintomas iniciais deixando a doença progredir.

28 de agosto de 2016 às 13:47
28-08-2016_01_55_07 Bolacha_ArtriteReumatoide.jpg
Partilhar

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crónica, com causa desconhecida, que deforma as mãos e os pés. Limita os doentes nos pequenos gestos diários, como agarrar um objeto, abotoar o casaco ou calçar os sapatos. Estima-se que afete entre 60 mil a 70 mil pessoas em Portugal, mas muitas delas nem sequer estão diagnosticadas.

Ao CM, o reumatologista António Vilar afirma que "muitos doentes "não estão referenciados" nem têm o diagnóstico feito. Tudo porque não valorizam os sintomas e não procuram cuidados especializados.

Pub

"Quando os doentes são seguidos por um especialista, os tratamentos são mais eficazes, mais baratos e há melhores resultados", explica António Vilar, lamentando que existam doentes que não são seguidos por um reumatologista mas por médicos de clínica geral e familiar ou de outras especialidades.

Arsisete Saraiva, presidente da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide, alerta para a dificuldade dos doentes em conseguirem marcar a primeira consulta da especialidade: "Os doentes são muitas vezes encaminhados para a medicina interna ou outras especialidades antes de chegarem à consulta de reumatologia, o que dificulta o diagnóstico e os tratamentos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar