Associação questiona envio pela Linha SNS24 de utentes para teleconsulta

Têm sido recebidos relatos por parte de profissionais de saúde no terreno sobre estas situações. Associação defende que encaminhamento representa "um aparente desperdício de recursos públicos".

14 de agosto de 2025 às 13:46
Linha SNS24 Foto: Direitos Reservados
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A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar pediu esta quinta-feira esclarecimentos sobre o encaminhamento de utentes pela linha SNS24 para teleconsultas asseguradas por médicos externos à equipa de saúde familiar, considerando que compromete a continuidade de cuidados.

Em comunicado, a associação conta que tem recebido com frequência estes relatos por parte de profissionais de saúde no terreno e lembra que isto está a acontecer mesmo no caso de utentes com médico de família atribuído e inscritos em unidades com capacidade de resposta no próprio dia.

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Defende que este frequente encaminhamento para consulta não presencial por médicos externos à equipa de saúde do utente, além de comprometer a continuidade de cuidados, representa "um aparente desperdício de recursos públicos" pois "existe capacidade nas USF para assegurar esse atendimento".

Neste contexto, A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) solicita ao Ministério da Saúde e à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) quais são os critérios, algoritmos ou protocolos em vigor que sustentam as decisões de encaminhamento para teleconsulta, em detrimento do reencaminhamento para a equipa de saúde familiar do utente.

Apontando o número divulgado de mais 14.800 teleconsultas feitas pelo SNS24 desde 19 de dezembro de 2024, a USF-AN questiona quantas foram efetuadas a utentes com médico de família e qual o custo acrescido para o sistema.

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A USF-AN considera essencial que este processo decorra "com a máxima transparência" e com "partilha clara de informação" para garantir não só a eficiência na utilização dos recursos públicos como a segurança e qualidade dos cuidados prestados e o reforço da relação entre os utentes e as suas equipas de saúde familiar.

Os dados oficiais divulgados à Lusa no final de dezembro indicam que a Linha SNS 24 atendeu em 2024 mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro comparativamente ao mesmo período de 2023.

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