Atividade sísmica fora do normal nos Açores

Registo de dezenas de pequenos abalos.

06 de janeiro de 2015 às 10:18
Sismo, Açores Foto: Natália Ferraz
Partilhar

A proteção civil açoriana e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informaram esta terça-feira que se mantém a atividade sísimica de baixa magnitude "acima dos valores normais de referência" nas Furnas, ilha de São Miguel.

Depois de só no domingo passado terem sido registados 48 pequenos sismos, ao longo de segunda-feira ocorreram mais nove, subindo o total de eventos para 57, segundo a última atualização feita pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o CIVISA, que não observaram danos.

Pub

Sabe como agir em caso de sismo?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Sabe como agir em caso de sismo?

Três destes sismos foram sentidos nas Furnas, com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada), um deles no domingo de manhã e os outros dois na segunda-feira, às 18h19 e às 22h48 locais (uma hora mais tarde em Lisboa).

Pub

Estes três sismos tiveram magnitude entre 1.8 e 2.0 na escala de Richter e todos com epicentro entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas.

"O padrão de atividade observado mantém-se, verificando-se que os sismos ocorrem em pequenos grupos, alternando períodos de maior sismicidade com fases de acalmia. Neste contexto, não se pode excluir a ocorrência de novos períodos de libertação de energia, incluindo sismos sentidos", explica a Proteção Civil açoriana num comunicado emitido esta terça-feira.

De acordo com a mesma fonte, não há registo de quaisquer danos relacionados com estes sismos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar