Autarquias reagem ao encerramento dos balcões CTT

Empresa anunciou o fecho de 22 instalações.

03 de janeiro de 2018 às 14:46
CTT Foto: Pedro Zenkl
CTT Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Os CTT confirmaram esta terça-feira o fecho de 22 lojas no âmbito do plano de reestruturação anunciado em meados de dezembro passado que, segundo a Comissão de Trabalhadores dos Correios de Portugal, vai afetar 53 postos de trabalho.

Autarcas do Barreiro prometem tudo fazer para evitar fecho no Lavradio

Pub

"Tudo iremos fazer para reverter o processo, estamos já a contactar a administração dos CTT para lhes fazer chegar as nossas preocupações e a necessidade de manter o serviço", disse à Lusa Frederico Rosa (PS).

"Vemos com preocupação [o encerramento] porque estamos a falar de um serviço de proximidade à população, uma população envelhecida, e acima de tudo as pessoas veem estes serviços como grande suporte à sua vida e coesão social do território", afirmou o presidente da autarquia.

Para Frederico Rosa, estas decisões costumam ter por base "algum suposto racional económico, mas afetam a vida de pessoas que precisam do serviço".

Pub

Presidente da Câmara de Sintra contra fecho de loja em Belas

"Isto é de uma gravidade enorme. Num momento em que estamos a abrir Lojas do Cidadão, e que estamos com uma política de aproximação aos munícipes, os CTT que têm um serviço público fazem o contrário, fecha estações", afirmou à agência Lusa Basílio Horta (PS).

Os CTT apresentaram à comissão de trabalhadores uma proposta de encerramento de 22 lojas, entre as quais a da Rua Filipa de Lencastre, no Casal da Barota, na união de freguesias de Queluz e Belas.

Pub

"A estação que querem fechar insere-se no núcleo de Queluz-Massamá, onde vivem 80 mil pessoas, que é servido por três estações dos CTT, onde já há filas enormes", explicou o autarca.

O eventual encerramento de uma loja deixará a população apenas com duas estações, "bastante afastadas uma da outra", frisou Basílio Horta.

Freguesia de Paranhos, no Porto, exige alternativa a balcão a fechar na Asprela

Pub

Em declarações à Lusa, Alberto Machado disse que "naturalmente que aquele balcão vai fazer falta na freguesia", que conta com "150 mil habitantes, fora o número imenso de população que a frequenta", designadamente naquele polo da Asprela, onde existem universidades e hospitais.

"Este é mais um ponto dos CTT que encerra na freguesia, depois de há uns anos ter fechado o do Campo Lindo", notou, acrescentando que vai querer perceber na próxima semana, na reunião com a administração da empresa, se "estão já asseguradas alternativas" à população.

Autarca de Loulé diz que Governo deveria rever privatização de serviços públicos

Pub

O encerramento da estação dos CTT da Avenida, em Loulé (distrito de Faro), é um dos 22 casos de fecho de estações anunciados pela administração dos CTT, mas é o único previsto para o Algarve.

A cidade algarvia conta com outras duas estações, mas mesmo assim o autarca reagiu "negativamente" à possibilidade e considerou que "seria correto terem pedido opinião e consultado a câmara".

"É verdade que em Loulé a estação que vai ser encetada é uma de três, mas é aquela que é a mais central, a de acesso mais fácil à população que precisa daqueles serviços para tratar da sua vida, é a que tem estacionamento na proximidade e aquela que cobre uma área da cidade importante", argumentou Vítor Aleixo.

Pub

Penafiel quer negociar para manter serviços nas Termas de São Vicente

Segundo a fonte, o eventual encerramento da estação dos Correios daquela localidade do sul do concelho ainda não foi formalmente transmitido à câmara.

"Caso se confirme, estamos disponíveis para negociar", indicou ainda.

Pub

Para a autarquia, a loja dos CTT das Termas de São Vicente, localizada a cerca de 18 quilómetros da sede do concelho, é muito importante para a população do sul do município de Penafiel, servindo muitos milhares de habitantes.

Vila Real lamenta más notícias sobre fecho dos CTT e aumentos nas portagens 

"É incompreensível, uma loucura, um ato de gestão danosa encerrar esta estação dos CTT. Aquilo que os CTT deviam fazer era abrir uma outra loja e não fechar", afirmou Rui Santos, que falava aos jornalistas à porta da loja da Araucária, incluída na lista de 22 que a administração da empresa quer fechar em breve em todo o país.

Pub

O autarca, que assume também a presidência da Associação Nacional de Autarcas Socialistas (ANA/PS), disse ter sido surpreendido com o encerramento e contestou a decisão alegando que se trata de uma estação dos CTT que funciona "muito bem, com muita gente, que tem filas de espera de forma quase constante e serve uma zona da cidade em expansão e com uma grande densidade populacional e vários serviços, deste a universidade às finanças".

"Não acreditamos que haja um estudo técnico, sociológico que sustente esta decisão. O único fator que sustenta esta decisão é o lucro e cada vez mais sacarem dinheiro dos CTT para distribuírem dividendos pelos acionistas da empresa", afirmou.

Câmara de Paços de Ferreira indignada com encerramento em Freamunde

Pub

"Trata-se de um serviço público fundamental para a vida das pessoas e das empresas de Freamunde, pelo que a decisão unilateral divulgada esta terça feira, por parte da atual administração dos CTT, é inaceitável", pode ler-se no comunicado assinado pelo presidente da Câmara, Humberto Brito, e pelo presidente da Junta de Freamunde, José Luís Monteiro.

Cãmara da Feira e Junta de Paços de Brandão estudam alternativas

"Já aconteceu o mesmo há uns anos, quando encerraram os postos de correios de São João de Ver e de Escapães, mas as respetivas juntas de freguesias arranjaram uma solução para não perderem esse serviço", declarou Emídio Sousa à Lusa, numa alusão a parcerias dos CTT com outas entidades que permitiram manter o serviço postal em localidades onde os serviços da empresa foram encerrados.

Pub

O presidente da Junta de Freguesia de Paços de Brandão, Firmino Costa, confirmou essa possibilidade. "Temos mais do que um interessado em ficar com o serviço dos CTT nas suas lojas ou estabelecimentos privados. Agora é uma questão de reunir com a Câmara e assentar ideias", disse.

Sobre a possibilidade de os serviços postais serem transferidos para o próprio edifício da Junta, Firmino Costa disse que esse seria o último recurso.

"Não temos possibilidade nenhuma de assumir esta responsabilidade e acho que também não vai ser preciso, mas, em última instância, se tudo dependesse só de nós, também não havia de ser por causa da Junta que Paços ia ficar sem correios", garantiu.

Pub

Câmara de Gondomar quer reverter decisão de encerramento na Areosa

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, apontou que nem a autarquia, nem a junta de freguesia foram contactadas pela administração dos CTT, à qual o autarca já pediu uma "reunião urgente".

"Trata-se de uma estação vital que se situa numa zona da fronteira entre Gondomar, Porto e Maia e num raio de 500 metros moram ali 20.000 pessoas. Dá apoio a uma zona comercial e empresarial muito vasta. É uma estação com muito movimento. Tem picos de manhã e de tarde que causam filas até à rua", descreveu Marco Martins.

Pub

O autarca de Gondomar disse estar "surpreendido" com uma decisão "muito difícil de compreender", frisando que a estação de Rio Tinto, que se localiza na rua D. Afonso Henriques, está "geograficamente muito bem colocada".

Freguesia de Santa Maria Maior lamenta decisão de fechar posto do Socorro

"Lamentamos o encerramento, que vai prejudicar muito as pessoas que ali moram, pois vai retirar um serviço de proximidade. As nossas pessoas com mais idade, que recebem ainda pensões e reformas através de vale postal dos CTT, era ali que iam levantar as pensões", sublinhou Miguel Coelho, em declarações à agência Lusa.

Pub

O autarca, eleito pelo Partido Socialista, afirmou só ter "a lamentar e a protestar com esta decisão".

Junta de Freguesia do Areeiro contra fecho do balcão das Olaias

"Estou contra, vai trazer transtornos à população. Encontrem soluções alternativas. Se é uma questão de contenção de custos, diminuam, por exemplo, os postos em termos de espaço. Mas, agora, não os retirem, pura e simplesmente", lamentou Fernando Braamcamp, em declarações à agência Lusa.

Pub

Para o autarca, poderia haver um posto mais pequeno, desde que não se eliminem estes serviços, "nem que seja só para encomendas".

"Não podem é prejudicar a população", insistiu.

Câmara da Calheta está "totalmente contra" o fecho na freguesia do Arco

Pub

"Estranhamos a notícia, até porque não fomos tidos nem achados no processo e só tomámos conhecimento do caso pela comunicação social", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Carlos Teles, vincando estar "triste" e "completamente contra" o encerramento do balcão.

Câmara do Seixal contesta encerramento do balcão dos CTT de Paio Pires

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos (CDU), lamentou hoje a decisão anunciada pelos CTT de encerrarem o balcão da aldeia de Paio Pires, referindo que já solicitou uma reunião à empresa e ao Governo.

Pub

"Ficamos surpreendidos, como presumo que ficaram muitos autarcas. Infelizmente no nosso caso já é o segundo balcão que encerra num curto espaço de tempo. Não conseguimos ver fundamentação nesta decisão", afirmou à agência Lusa o autarca do Seixal.

Joaquim Santos referiu que a loja em questão é utilizada não só por muitos particulares como também por muitas empresas localizadas no local.

"Já pedimos uma reunião aos CTT e ao ministro do Planeamento (Pedro Marques) para que nos esclareçam os motivos para este encerramento e que alternativas é que existem", apontou.

Pub

Entretanto, o autarca adiantou que irá participar na próxima semana numa ação de protesto, promovida por populares, contra o encerramento do balcão dos CTT da Aldeia de Paio Pires.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar