Autoridade está a tentar resolver problemas detetados na comparticipação de medicamentos

Em causa estão os constrangimentos provocados pelas novas regras do Registo Nacional de Utentes.

24 de julho de 2026 às 13:15
Autoridade Central do Sistema de Saúde afirmou que está a tentar resolver problemas detetados na comparticipação de medicamentos Foto: Getty Images
Partilhar

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) está a tentar identificar a origem e resolver os constrangimentos provocados pelas novas regras do Registo Nacional de Utentes (RNU), que impediram utentes de ter comparticipação nos medicamentos.

Numa resposta enviada à Lusa, a ACSS diz que já tinham sido identificadas "situações pontuais", tanto no caso de utentes como de instituições da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, no que se refere ao acesso à comparticipação de medicamentos e que estão a ser "acompanhadas e acauteladas".

Pub

Algumas situações foram denunciadas pela Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC), que, em declarações à Lusa, apontou casos em que utentes internados nestas unidades, como não frequentavam o centro de saúde ou o médico de família, com as novas regras de acesso do RNU, estavam a perder a comparticipação nos medicamentos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar