Autoridades de saúde interditam zona no areal da praia da Fonte da Telha onde esteve baleia
Objetivo da interdição passa por remover camada superficial de areia onde esteve o animal.
A praia da Fonte da Telha, no concelho de Almada, vai manter-se aberta para banhos este sábado após a morte de uma baleia que ficou encalhada esta sexta-feira.
Diogo Vieira Branco, do Porto de Lisboa, confirmou a informação à CMTV. No entanto, o delegado de saúde decretou uma zona de interdição no areal até à remoção da camada superficial de areia onde esteve o animal.
A interdição deverá manter-se até cerca das 17h00, confirmou Diogo Vieira Branco.
A carcaça do cachalote, que viria a morrer já nesta sexta-feira à noite após várias tentativas ao longo do dia, incluindo a ajuda de vários banhistas, será levada para o aterro sanitário.
As operações de remoção da carcaça do animal tiveram início ainda à noite, mas o peso e tamanho do mesmo dificultaram as operações no areal, que prosseguiam ainda na manhã deste sábado.
A Polícia Marítima foi informada por volta das 09h00 de sexta-feira da existência de uma baleia junto à praia da Fonte da Telha.
Depois de a tentativa de encaminhá-la para o mar, em colaboração com o ICNF, não ter tido sucesso, o animal acabou por encalhar no areal, onde viria a morrer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt