Balcões do IMT serão transferidos para as lojas de cidadão

Pacote contempla, por outro lado, a transferência de todas as inspeções do IMT para os Centros de Inspeção.

22 de janeiro de 2026 às 16:07
Loja do Cidadão Foto: João Cortesão
Partilhar

O Governo avançou com várias medidas para a mobilidade, que incluem a transferência de todos os balcões do IMT para as lojas de cidadão, bem como a criação da carreira de inspetor e a atribuição de prémios de produtividade.

Segundo foi esta quinta-feira anunciado, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o Governo decidiu reclassificar o Instituto da Mobilidade e dos Transportes como Instituto Público Tipo B, "reconhecendo assim a dimensão e complexidades das suas responsabilidades".

Pub

Será também criada a carreira de inspetor e atribuídos prémios de produtividade, sendo que as "audições obrigatórias aos sindicatos estão agendadas para as próximas semanas", segundo adiantou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

O Governo decidiu ainda transferir todos os balcões do IMT para as lojas de cidadão, tendo também em vista "facilitar a instalação de centros de inspeção em territórios de baixa densidade, atribuindo aos municípios a iniciativa para abertura de concurso pelo IMT".

Ainda dentro do IMT, o Governo tem em vista disponibilizar uma plataforma única, para eliminar dezenas de ferramentas dispersas, com o objetivo de privilegiar os canais digitais.

Pub

O pacote contempla, por outro lado, a transferência de todas as inspeções do IMT para os Centros de Inspeção, tendo em vista reduzir o tempo de reposta aos cidadãos e empresas através da rede dos centros de inspeção.

O executivo decidiu ainda atribuir ao IMT a fiscalização de modos de transporte como metropolitanos, comboios ligeiros turísticos, redes ferroviárias isoladas, metropolitanos ligeiros e elevadores e funiculares.

"Este Conselho de Ministros aprovou a conclusão de toda a definição do IMT enquanto entidade licenciadora e fiscalizadora destes modos de transporte", salientou Pinto Luz. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar