Banhistas retirados da água em Tavira após avistamento de tubarão
Banhista referiu ao CM que viu animal de grandes dimensões com duas barbatanas.
Centenas de pessoas foram este domingo retiradas da água em três praias de Tavira depois de relatos de banhistas alegando terem avistado um tubarão. Por precaução, foram içadas as bandeiras vermelhas nas praias da Terra Estreita, Barril e ilha de Tavira.
Segundo o CM apurou junto de banhistas que estavam no local, o animal de grandes dimensões estava a cerca de 300 metros da costa. “Vi duas barbatanas de cor escura mas, inicialmente, pensei que eram orcas. Só depois percebi que outras pessoas também tinham visto um animal de grandes dimensões semelhante a um tubarão”, relatou ao CM um banhista que estava na praia da Terra Estreita.
Os relatos chegaram ao nadador-salvador desta praia, por volta das 13h20, que alertou os colegas das praias mais próximas. “Recebemos o alerta para içar a bandeira vermelha e retirarmos os banhistas da água”, recorda Nickson Espíndola.
O comandante da Capitania de Tavira, Rui Andrade, confirmou ao CM que foi içada a bandeira vermelha em três praias e que a zona “foi percorrida de moto de água, mas não foi detetada a presença de nenhum animal com as características de um tubarão”. A bandeira verde voltou a ser içada às 14h45.
“Se tinha duas barbatanas dorsais poderia ser um tubarão- –frade, o que é muito normal nesta época porque andam atrás das manchas de plâncton para se alimentarem”, referiu ao CM Élio Vicente, biólogo marinho do Zoomarine. Já André Dias, biólogo da empresa Wildwatch, que promove passeios para observar cetáceos, confirmou que “nos últimos passeios foram avistados tubarões, mas mais longe da costa”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt