Banhos proibidos em três praias do Algarve devido a contaminação com a bactéria E.coli
Praias de Altura-Alagoa, Praia Verde-Lago e Praia Verde, no concelho de Castro Marim, foram interditas a banhos após serem conhecidos os resultados de análises de rotina.
As praias de Altura-Alagoa, Praia Verde-Lago e Praia Verde, no concelho de Castro Marim, foram interditadas a banhos devido a indícios de contaminação pela bactéria Escherichia coli, mais conhecida por E.coli.
Segundo o CM apurou, as bandeiras vermelhas foram içadas após indicação da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, esta terça-feira, por volta das 12h30, que recebeu informação da diretora regional de saúde sobre os resultados de análises realizadas à água do mar naquelas zonas balneares.
A Autoridade Marítima Nacional alertou todos os concessionários e nadadores-salvadores para que informassem os banhistas de que estava desaconselhada a prática de banhos.
"Fomos informados que a água estava contaminada e que tinhas de colocar a bandeira vermelha", recordou ao CM Franco Araújo, coordenador dos nadadores-salvadores da praia de Altura, que refere que "mesmo com o aviso de contaminação as pessoas insistem em entrar na água".
A contaminação foi detetada na sequência de análises regulares feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente.
"Foi uma análise de rotina, não foi devido a nenhuma suspeita", garantiu uma fonte da Autoridade Marítima Nacional.
Segundo o CM apurou, para já ainda não foi detetada nenhuma descarga de esgotos visível e as autoridades estão a averiguar o que terá estado na origem da contaminação.
Já foi feita uma contra-análise e os resultados deverão ser conhecidos esta quarta-feira de manhã.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt