Baratas na cantina da EB das Laranjeiras
ASAE fechou cozinha por falta de higiene e "presença de pragas".
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fechou esta sexta-feira a cozinha da Escola Básica de 1º ciclo das Laranjeiras, Lisboa. "O meu filho apanhou uma barata no prato na quarta-feira. Já tinha havido outros casos e os pais decidiram chamar a ASAE", contou ao CM Manuela Gonçalo.
Segundo a ASAE, a "suspensão da cozinha" foi motivada por "incumprimento dos requisitos de higiene e presença de pragas", na sequência de "várias denúncias". Esta sexta-feira, os mais de 300 alunos não comeram refeição quente. A direção do Agrupamento das Laranjeiras escusou-se a falar ao CM, mas as crianças contaram que comeram uma sandes, iogurte, sumo e fruta.
O agrupamento e a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que gere as instalações da escola, justificaram o ocorrido, numa nota entregue aos pais, com uma "avaria nas máquinas da cozinha e na caldeira e à necessidade de proceder à higienização completa do espaço". Acrescentam que "na segunda-feira o almoço também será de piquenique" e só terça-feira haverá "catering a quente". A comida é confecionada na escola pela empresa Nordigal, que esteve incontactável.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt