Bazuca europeia: Cheque de dois mil milhões de euros a caminho
Primeiro pagamento deverá chegar no fim do mês. Falta só assinar contratos com Bruxelas.
Portugal e Bruxelas estão alinhados na meta: ter o primeiro cheque da bazuca europeia, de cerca de dois mil milhões de euros, a chegar ao País ainda no final de julho.
Os ministros das Finanças deram esta terça-feira luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. Falta agora que a Comissão Europeia e Portugal assinem, nos próximos dias, os acordos de financiamento e de empréstimo.
Para o ministro João Leão, "este plano chega na altura certa para a economia portuguesa". Já o primeiro-ministro, António Costa, destacou, na rede social Twitter, a "unanimidade" no Ecofin da aprovação, dizendo ser agora "tempo de agir".
O primeiro pagamento equivale a 13% do plano de 16,6 mil milhões de euros apresentado por Portugal. Assim, o País terá já à disposição 1800 milhões a fundo perdido e outros 350 milhões em empréstimos.
Com tanto dinheiro a entrar, o Presidente da República pediu esta terça-feira um "máximo aproveitamento", com "eficiência e transparência". Marcelo Rebelo de Sousa alerta que a estratégia deve ser levada até ao fim, em 2026, "independentemente de quem exerça a cada momento funções governativas".
Pormenores
Nova leva
Após aprovar os primeiros 12 planos, o Ecofin deverá voltar a reunir-se este mês para dar luz verde a uma segunda leva.
Preparar futuro
A líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, crê que o PRR deixará Portugal "mais bem preparado para o futuro".
PIB a crescer
João Leão espera que o PIB nacional cresça "acima dos 4%" neste ano, apesar das incertezas no setor do turismo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt