Bebé nasce na via rápida do Barreiro. Parto foi realizado pela própria família
Mãe e bebé foram transportados de ambulância para Hospital Garcia de Orta por bombeiros voluntários do Barreiro.
Um bebé nasceu esta quinta-feira na via rápida (IC21) do Barreiro, tendo o parto sido realizado pela própria família. No momento do parto, a grávida de 33 anos deslocava-se num veículo ligeiro para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, acompanhada do marido e da mãe, uma vez que a urgência de obstetrícia do Barreiro estava encerrada.
Segundo apurou o CM junto do INEM, a grávida entrou em contacto com o INEM mas as dificuldades de comunicação impediram de ser efetuado o socorro. Mais tarde, em nova ligação telefónica a família informou que o bebé entretanto tinha nascido.
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu uma primeira chamada às 17h14 para assistência a uma utente grávida de 37 semanas.
"Não houve colaboração por parte dos contactantes para realização da triagem, tendo os mesmos desligado o telefone. O CODU ligou depois de volta para o local e recusaram responder às perguntas. Terminaram a chamada informando que iriam por meios próprios ao hospital", divulgou o INEM.
Pelas 17h30, o CODU recebeu uma nova chamada dando conta que o bebé já teria nascido. Em função da informação, o CODU acionou uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e uma Ambulância para o local.
Os Bombeiros Voluntários do Barreiro foram acionados para o local, pelas 17h49 segundo confirmou o comandante, José Figueiredo.
À chegada, as equipas prestaram a assistência médica necessária à mãe e bebé e transmitiram, às 18h13, os dados clínicos ao CODU. Acompanharam depois o transporte ao Hospital Garcia da Orta, em Almada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt