Bebé nasce três meses após morte da mãe
Parto por cesariana ocorreu em Lisboa. Veja o vídeo e as fotos.
Nasceu, na tarde desta terça-feira, um bebé do sexo masculino cujas últimas semanas de gestação ocorreram com a mãe em estado de morte cerebral. A cirurgia foi realizada por equipas de Obstetrícia e da Unidade de Neurocríticos do Centro Hospitalar de Lisboa Central.
A criança nasceu com 2,350 Kg, "após uma gestação de 32 semanas, sem complicações durante e após o ato cirúrgico", afirma-se em comunicado. A morte cerebral da mãe, de 37 anos, na sequência de uma hemorragia intracerebral, foi declarada no dia 20 de fevereiro, pelas 23h43.
Fonte hospitalar disse à Lusa que o parto decorreu no Hospital de S. José, em Lisboa, e que a criança se encontra na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais da Maternidade Alfredo da Costa.
"Perante a gravidez em curso, a mãe foi avaliada pela Especialidade de Obstetrícia, que considerou que o feto se encontrava em aparente condição de saúde. Após parecer da Comissão de Ética e Direcção Clínica do CHLC e numa decisão concertada com a família de S. e família paterna da criança, foi acordada a manutenção da gravidez até às 32 semanas, por forma a garantir a viabilidade do feto", acrescenta-se.
Trata-se do período mais longo alguma vez registado em Portugal – 15 semanas – de sobrevivência de um feto em que a mãe está em morte cerebral.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt