Beira Baixa reconhece empenho da E-Redes mas também insuficiência de meios

Autarcas realçaram ainda a situação "insuportável" para as populações privadas de energia elétrica, o que "causa enormes prejuízos a pessoas e empresas".

05 de fevereiro de 2026 às 10:56
Energia Foto: Wolfgang Weiser/Pexels
Partilhar

Os presidentes dos seis municípios mais afetados pela passagem da depressão Kristin pelo distrito de Castelo Branco reconheceram o empenhamento da E-Redes no terreno, mas também a insuficiência de meios com que esta se confronta.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa esteve reunida, em Proença-a-Nova, com o secretário de Estado da Energia e com o presidente do Conselho de Administração da E-Redes, onde foi representada pelos presidentes das câmaras de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Pub

Segundo uma nota publicada na sua página na Internet, a CIM da Beira Baixa sublinha que os presidentes de Câmara manifestaram a sua preocupação e compromisso com o propósito de acelerar, o mais possível, os trabalhos de reposição das condições de fornecimento de eletricidade a todos os habitantes daqueles concelhos.

Os autarcas realçaram ainda a situação "insuportável" para as populações privadas de energia elétrica, o que "causa enormes prejuízos a pessoas e empresas".

"Os autarcas reconheceram o empenhamento inexcedível da E-Redes no terreno, mas também a insuficiência de meios com que esta se confronta".

Pub

De acordo com a CIM, a concessionária da rede de distribuição comprometeu-se a reforçar a intervenção que está a desenvolver, também com o apoio das equipas municipais de proteção civil, com os corpos de bombeiros, com as equipas de sapadores florestais, incluindo as da CIM, e ainda com o recurso a equipas técnicas vindas de outros países.

A CIM Beira Baixa saúda ainda a opção do Governo na nomeação de Paulo Fernandes para liderar a Estrutura de Missão para Reconstrução da Região Centro, a quem reconhece a máxima competência para as exigentes funções que lhe são confiadas.

"O conjunto dos oito municípios que compõem a Comunidade está totalmente empenhado no apoio aos seus munícipes, na identificação dos prejuízos nas habitações e nas instalações das empresas, para facilitar e acelerar o acesso aos apoios que a Estrutura de Missão vai coordenar".

Pub

A Comunidade da Beira Baixa integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, todos no distrito de Castelo.

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

Pub

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar