Beja registou 40º C na quarta-feira
Maior temperatura máxima em maio.
A mais alta temperatura máxima em maio foi atingida na passada quarta-feira, dia 13, com um registo de 40 graus Celsius (40º C), informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA adiantou hoje que o "maior valor observado da temperatura máxima neste dia foi de 40° C em Beja, valor que constitui um extremo para o mês de maio, em Portugal continental e que nunca tinha sido registado em qualquer das estações da rede meteorológica".
O valor mais alto da temperatura máxima que tinha sido atingido em Beja em maio foi em 2006, com 37,2º.
De acordo com o IPMA, também nas estações meteorológicas de Amareleja (39,5º) e Neves Corvo (38,6º), no distrito de Beja, foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima.
Na Amareleja, o valor mais alto de temperatura máxima foi registado nas estações meteorológicas em maio em 2012 (38,6º) e em Neves Corvo em 2001 (38,2º).
O IPMA adiantou que foram registados valores de temperatura máxima superiores a 30 graus Celsius em cerca de 45% das estações meteorológicas do IPMA e superiores a 35 graus em cerca de 16%, durante o mês de maio.
O aumento da temperatura máxima, generalizado no continente desde o fim de semana passado, deve-se a uma massa de ar quente e seca transportada do Norte de África e do Interior da Europa, segundo o IPMA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt