Bispo de Viseu já foi enfermeiro

António Luciano é o novo bispo da diocese.

04 de maio de 2018 às 08:36
António, Luciano dos Santos Costa, bispo de viseu Foto: Jornal A Guarda
Diocese de Viseu Foto: Nuno André Ferreira

1/2

Partilhar

O Papa Francisco nomeou para bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, que era até agora o vigário episcopal para o clero na diocese da Guarda. O sucessor de D. Ilídio Leandro foi enfermeiro nos Hospitais de Coimbra, capelão militar em Moçambique e já trabalhava na área da saúde quando, com 28 anos, decidiu entrar no seminário.

"A minha vida tem sido uma escola, passando de patamar para patamar", disse o novo prelado, manifestando-se surpreendido pela nomeação. "Nestes momentos ficamos sempre perplexos, mas o Senhor é que é o Pastor da vinha, nós apenas somos chamados a responder, imitando as Suas virtudes", salientou.

Pub

Natural de Corgas, na freguesia de Sandomil, em Seia, no distrito da Guarda, D. António Luciano dos Santos Costa foi ordenado padre em 1985, licenciando-se depois em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana, em Roma.

A ordenação episcopal de D. António Luciano está marcada para o dia 17 de junho, na Catedral da Guarda, estando a entrada na diocese de Viseu agendada para o dia 22 de julho.

Pub

PORMENORES 

Pároco, vigário e juiz

Na Guarda, António Luciano, para além de vigário para o clero, tinha as missões de administrador paroquial do Vale do Mondego, capelão do Hospital da Guarda, juiz do Tribunal Eclesiástico, membro do Cabido e do Conselho Presbiterial.

Pub

Mudanças em vista

O avançar da idade dos bispos poderá provocar mudanças em três dioceses nos próximos tempos. Évora, Funchal e Vila Real têm à frente bispos que já completaram 75 anos, a idade em que devem apresentar ao Papa o pedido de resignação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar