Bispo de Viseu já foi enfermeiro
António Luciano é o novo bispo da diocese.
O Papa Francisco nomeou para bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, que era até agora o vigário episcopal para o clero na diocese da Guarda. O sucessor de D. Ilídio Leandro foi enfermeiro nos Hospitais de Coimbra, capelão militar em Moçambique e já trabalhava na área da saúde quando, com 28 anos, decidiu entrar no seminário.
"A minha vida tem sido uma escola, passando de patamar para patamar", disse o novo prelado, manifestando-se surpreendido pela nomeação. "Nestes momentos ficamos sempre perplexos, mas o Senhor é que é o Pastor da vinha, nós apenas somos chamados a responder, imitando as Suas virtudes", salientou.
Natural de Corgas, na freguesia de Sandomil, em Seia, no distrito da Guarda, D. António Luciano dos Santos Costa foi ordenado padre em 1985, licenciando-se depois em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana, em Roma.
A ordenação episcopal de D. António Luciano está marcada para o dia 17 de junho, na Catedral da Guarda, estando a entrada na diocese de Viseu agendada para o dia 22 de julho.
PORMENORES
Pároco, vigário e juiz
Na Guarda, António Luciano, para além de vigário para o clero, tinha as missões de administrador paroquial do Vale do Mondego, capelão do Hospital da Guarda, juiz do Tribunal Eclesiástico, membro do Cabido e do Conselho Presbiterial.
Mudanças em vista
O avançar da idade dos bispos poderá provocar mudanças em três dioceses nos próximos tempos. Évora, Funchal e Vila Real têm à frente bispos que já completaram 75 anos, a idade em que devem apresentar ao Papa o pedido de resignação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt