Bispos lançam alerta para flagelo da pobreza

Igreja manifesta preocupação com número exagerado de pobres em Portugal.

17 de dezembro de 2018 às 08:36
Igreja Católica manifesta preocupação com número exagerado de pobres e chama a atenção para agravamento do flagelo Foto: Corrêa dos Santos
D. Manuel da Rocha Felício, bispo da Guarda diz que há muito por fazer no combate à pobreza Foto: Edgar Martins
D. Armando Esteves Domingues foi ordenado ontem bispo e vai trabalhar para a Diocese do Porto. Natural de Oleiros, é fã de Mariza e de Pedro Abrunhosa Foto: Nuno André Ferreira
Marcelo serviu o almoço Foto: Bruno Colaço

1/4

Partilhar

No nosso país persistem os casos de pobreza mais ou menos extrema e, apesar de se tentar fazer passar a ideia do contrário, há ainda muito que fazer neste combate". A afirmação é do bispo D. Manuel da Rocha Felício e consta da mensagem de Natal aos seus diocesanos da Guarda. A questão da pobreza e a problemática dos migrantes são os temas dominantes de praticamente todas as mensagens de Natal dos bispos portugueses.

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, endereçou "uma palavra especial às crianças, jovens, idosos, doentes e pobres", ele que na terça-feira acompanha a Cáritas diocesana numa visita às habitações reconstruídas depois dos incêndios de Pedrógão Grande.

Pub

A Igreja Católica chama a atenção para o facto de continuar a existir em Portugal um número "exagerado" de pobres, uma vez que todos os sinais apontam para o agravamento deste flagelo.

"Tantas famílias e pessoas na pobreza que não se suporta e solidão que não se compreende. Estejamos com elas, levemos um sorriso, um carinho e, porventura, o que faz falta na mesa", apela o bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Pub

D. António Luciano, bispo de Viseu, convida a um encontro com os "mais desfavorecidos ", enquanto o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, destaca a "dramática situação" de muitos migrantes que se confrontam com barreiras burocráticas, situação que os torna incapazes, por ilegais, de terem acesso a rendimento".

Novos sem-abrigo são as vítimas dos despejos

"É preciso que não só este Governo, [cujo mandato] está a acabar, como o próximo, seja qual for, continue [a ação junto dos sem abrigo] com mais meios", afirmou o Chefe de Estado em declarações à margem do almoço solidário de Natal servido aos utentes do Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, nas instalações do Metropolitano de Lisboa, na Pontinha.

Pub

O PR culpa o aumento substancial das rendas da habitação em Lisboa e no Porto pelo surgimento de novos sem-abrigo.

Bispo Auxiliar do Porto foi ordenado em Viseu

Bispo Auxiliar do Porto foi ordenado em Viseu

A Sé Catedral de Viseu encheu-se à tarde de fiéis para a ordenação de D. Armando Esteves Domingues como bispo auxiliar do Porto. Estiveram sacerdotes, bispos e o cardeal D. António Marto. "Quando soube [que ia ser bispo] foi duro, mas agora tenho muita esperança e estou tranquilo", disse ao CM.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar