Bombeiros da Régua preocupados com derrocadas e aluimentos

Ocorrências aumentaram cerca de 50% face àquilo que foi o dia de quarta-feira.

05 de fevereiro de 2026 às 14:59
Bombeiros auxiliam moradores em área alagada Foto: Rui Minderico/Lusa_EPA
Partilhar

O comandante dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua reforçou esta quinta-feira o alerta para o perigo de derrocadas e aluimentos devido à excecional saturação dos solos, referindo que as ocorrências no concelho aumentaram 50% face a quarta-feira.

"Aquilo que nos preocupa neste momento, e muito, é a forte precipitação que nos vai causando alguns problemas, sejam eles em área urbana e de acesso às freguesias. São os aluimentos e derrocadas que mais preocupam. Os solos estão excecionalmente saturados. As ocorrências aumentaram [esta quinta-feira] cerca de 50% face àquilo que foi o dia de ontem [quarta-feira]. E algumas ocorrências já causaram alguns prejuízos", disse Rui Lopes.

Pub

À agência Lusa, num ponto de situação feiro cerca das 13:30 sobre o mau tempo no município onde, tradicionalmente, outra das preocupações é o aumento do caudal do rio Douro, o comandante dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua disse que "a monitorização tem sido feita de hora a hora".

"Neste momento o bar [que habitualmente serve de referência sobre o nível de caudal] pode até já estar totalmente submerso. O rio é uma coisa gradual e as medidas preventivas estão montadas", descreveu.

Portugal continental está a ser afetado pela depressão Leonardo, prevendo-se até sábado chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Pub

Há uma semana o país foi atingido pela depressão Kristin, que atingiu sobretudo a região Centro e levou à morte de dez pessoas, à destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

Há ainda a registar centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

Pub

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar