Bons momentos de lazer enquanto cuida dos animais
De ano para ano cresce o número de abandono de animais no verão.
O verão chegou e com ele veio o calor e a vontade de mergulhar. O sol e a ânsia de uma sombra de descanso. O desejo de sair de casa, largar o conforto e partir à aventura. Ao mesmo tempo, crescem as dúvidas e preocupações com o bem-estar dos animais de estimação. Como conciliar as férias de sonho com a felicidade dos fiéis companheiros? Para onde podemos ir sem nos separarmos dos nossos melhores amigos de outras espécies? Com quem os podemos deixar? Onde os podemos deixar?
Estas não são equações de difícil resolução. Apenas devem ser seguidos alguns passos durante os preparativos das férias para que tudo corra de feição. Ao pesquisar os locais de férias ou os hotéis para animais deve tomar cuidados especiais para garantir que seleciona as melhores opções.
Antes mesmo de escolher os alojamentos deve ter atenção vários pormenores que garantam a qualidade do serviço prestado. Todos os detalhes relativos às viagens também têm de ser tratados de antemão. Desta forma, pode prevenir imprevistos que prejudiquem a saúde dos animais ou que estraguem as férias dos donos.
Uma das maiores nuvens negras que assombra o verão de todos os portugueses é o recorrente abandono de animais de estimação durante este período de férias. De ano para ano cresce o número de pedidos de recolha e de entrega de animais nos centros especializados municipais,motivados querpela crise económica, quer pelos fatores dela decorrentes: aumento da emigração, piores condições financeiras dos agregados familiares, maior precariedade no emprego, alterações de horários de trabalho ou falta de espaço na habitação, devido ao acolhimento de membros da família.
As dinâmicas de abandono de animais estão também muito ligadas à sazonalidade. Tradicionalmente, o verão, tanto pelas férias como pela compra por impulso de animais bebés no Natal (que no verão já são adultos), é uma época de maior pressão para a entrega de animais nestes centros. Para combater esta realidade, os centros de recolha refor- çam no início da época estival as campanhas de adoção de animais e de sensibilização para a questão do abandono. Além disso, algumas câmaras municipais apoiam os munícipes em dificuldades económicas, cedendo gratuitamente ração e cuidados veterinários aos seus animais, para prevenir os abandonos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt