Burlas com animais desaparecidos em Albufeira

Burlões fazem-se passar por médicos veterinários e pedem pagamentos para cirurgias.

09 de julho de 2025 às 10:46
Burlões pedem pagamento por MBway ou por multibanco Foto: CMTV
Partilhar

A Câmara Municipal de Albufeira alerta que existe uma tentativa de burla em curso visando pessoas que têm os seus animais desaparecidos e que publicitaram esse desaparecimento nas redes sociais. Os burlões enviam mensagens em nome do Centro de Recolha Oficial de Albufeira, fazendo-se passar pelo médico veterinário, em que referem que os animais precisam de cirurgia. É solicitado depois que façam o pagamento através de 'MBway' ou multibanco com entidade e referência.

Segundo a Ordem dos Médicos Veterinários, é recomendado que "em qualquer contacto deste género, os contactados peçam a informação de onde o animal se encontra, fazendo a posterior verificação". Depois devem contactar as supostas entidades envolvidas, através dos contactos públicos, para verificação dos factos. Deve ainda ser guardado o registo de todas as comunicações e posteriormente dado o alerta às autoridades.

Pub

A Ordem alerta ainda que "não há pedido de pagamento pelo telefone ou troca de mensagens sem o estabelecimento formal da relação médico veterinário - utente". Como procedimento comum, os médicos veterinários asseguram os cuidados de suporte de vida dos animais (dever plasmado no Código Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários), realizando o contacto e pedido de presença do detentor do animal no respetivo Centro Veterinário, para a posterior definição de tratamento, apresentação de estimativa de custos e decisão final pelo detentor do animal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar