Cães terapeutas ajudam crianças com necessidades educativas em Esposende
Dinamizado pela Associação Amar 21, o projeto envolve doze grupos, num total de 80 alunos, que participam em sessões regulares com cães de intervenção.
O município de Esposende iniciou a implementação do projeto Patinhas 21, uma intervenção inovadora que recorre a cães como coterapeutas no desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas específicas, foi esta quinta-feira anunciado.
Em comunicado, o município refere que esta ação decorre no âmbito do Plano de Ação Intermunicipal para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis e resulta de uma parceria com os agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e com a Escola Secundária Henrique Medina.
Dinamizado pela Associação Amar 21, o projeto envolve doze grupos, num total de 80 alunos, que participam em sessões regulares com cães de intervenção.
"Estas sessões proporcionam uma experiência única, promovendo o desenvolvimento psicomotor, emocional e social dos participantes", refere o comunicado.
A intervenção é assegurada por uma equipa multidisciplinar composta por terapeutas da fala, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, educadores de ensino especial, fisioterapeutas, psicólogos e cinoterapeutas.
A equipa articula-se para maximizar os benefícios terapêuticos da relação entre as crianças e os cães.
Todas as atividades decorrem em contexto escolar, garantindo a "plena integração" dos alunos e a eliminação de barreiras associadas a deslocações.
"O projeto alia ciência, afeto e inclusão para trabalhar áreas como a coordenação motora, equilíbrio, motricidade fina, regulação emocional e comportamental, além do reforço das competências sociais e comunicacionais", lê-se ainda no comunicado.
As sessões são realizadas semanalmente, com a presença dos técnicos especializados e dos cães, sendo complementadas por avaliações periódicas e relatórios multidisciplinares que permitem monitorizar a evolução de cada grupo.
O projeto Patinhas 21 integra ainda workshops e ações de sensibilização dirigidos à comunidade escolar, reforçando a importância da inclusão e da cooperação entre todos os agentes educativos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt