Câmara de Gaia alerta para possibilidade de cheias do Douro
Autoridades estão a acompanhar o agravamento do estado do tempo.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia alertou esta sexta-feira para a "possibilidade de subida das águas do Douro até [ao] limite das estradas marginais", estando, neste momento, os níveis do rio estabilizados, segundo a autoridade marítima.
Numa nota publicada na sua página, a autarquia remeteu para o aviso da Autoridade Nacional de Proteção Civil que alertou para a possibilidade de "inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego".
Do lado do Porto, a Câmara Municipal publicou um texto na sua página, realçando que a Proteção Civil Municipal se encontra "a acompanhar o agravamento do estado do tempo na cidade do Porto, mas, de momento, não existe qualquer previsão de que a situação ocorrida no último mês de janeiro se possa vir a repetir".
Contactado pela Lusa, fonte do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias referiu que o caudal da barragem de Crestuma já é elevado e que o Postigo do Carvão, nível de referência na ribeira do Porto, "já tem cerca de meio metro de água".
A mesma fonte assegurou que a tendência é que o rio se mantenha nos níveis atuais, mas referiu que haverá efeitos imprevisíveis a partir das 21:00 com o agravamento do volume de chuva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt