Câmaras de Campo Maior e Sousel entregam materiais de construção em zonas afetadas pelo mau tempo
Cimento, tijolos, telhas, chapas, lonas são alguns dos materiais a ser enviados.
Os municípios de Campo Maior e Sousel, no distrito de Portalegre, estão a enviar diversos materiais de construção e bens alimentares para as zonas afetadas pela depressão Kristin, divulgaram, esta quarta-feira, as autarquias.
Em comunicado publicado nas redes sociais do município de Campo Maior é indicado que, em colaboração com as três juntas de freguesias do concelho, vão enviar diversos materiais de construção, tais como cimento, tijolos, telhas, chapas, lonas, entre outros.
O município apela à comunidade para se associar a esta iniciativa solidária e diz que os interessados em doar bens devem dirigir-se às juntas de freguesia das suas áreas de residência, até sexta-feira, "de forma a agilizar" a entrega dos materiais.
"O transporte será realizado posteriormente, sendo todo o material angariado entregue às autoridades competentes no local", lê-se no documento.
A Câmara de Sousel também publicou uma nota nas redes sociais a informar que, em parceria com empresários, associações e juntas de freguesia, fez chegar, esta quarta-feira, a Ansião, no distrito de Leiria, dois veículos pesados de mercadorias com telhas, bens alimentares e água.
Um total de 10 pessoas morreu desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt