Partilhar

A Universidade de Vila Real acolhe na sexta-feira a final do 11.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que reunirá 1.500 participantes de 300 escolas, desde o 1.º ciclo do Ensino Básico ao Secundário.

Desde 2004, que a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

A edição deste ano termina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e está a ser organizada pelo departamento de Matemática da academia transmontana.

A organização salientou que, anualmente," estes campeonatos têm vindo a entusiasmar centenas de alunos, que descobrem nos jogos uma componente lúdica e criativa que, associada ao pensamento rigoroso, se revela uma mais-valia para a aprendizagem da matemática".

Segundo anunciou esta segunda-feira a UTAD, na final deste campeonato vão marcar presença 1.500 alunos provenientes de 300 estabelecimentos de ensino espalhados por todo o país.

Esta edição contempla os jogos: semáforo, gatos & cães, rastros, avanço, produto e sesqui, dividindo-se os participantes por níveis do 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.

Cada escola pode inscrever somente um aluno por jogo e por nível de ensino. Paralelamente, a academia transmontana vai oferecer aos participantes outras atividades, nomeadamente: como atuar em acidentes em meio escolar, como funcionam os submarinos, a magia e ciência, robótica, torre de escalada ou química divertida.