Canil municipal de Braga vai vacinar todos os cães acolhidos contra a esgana
Surto de esgana obrigou a abater 40 cães e 14 ainda estão em quarentena.
O administrador da Agere admitiu esta quinta-feira que o canil municipal de Braga deverá passar a administrar a vacina contra esgana a todos os cães que ali sejam acolhidos, depois de um surto registado em julho ter obrigado a abater 40 animais.
"Nos próximos tempos, vamos certamente aplicar a vacina da esgana a todos os animais que aqui deem entrada e, em princípio, esta será uma medida para manter para sempre", disse Rui Morais à Lusa.
O Centro de Recolha Oficial de Braga, vulgarmente conhecido por canil municipal, registou em meados de julho um surto de esgana, que obrigou a abater 40 cães, permanecendo outros 14 de quarentena.
A empresa municipal Agere já promoveu um processo de desinfeção e higienização do canil e a implementação de medidas de biossegurança pelos colaboradores e técnicos, tendo recorrido aos serviços de uma empresa especializada, para garantir que os próximos animais recolhidos e acolhidos nas instalações não sejam expostos ao vírus.
Paralelamente, a empresa decidiu cimentar por completo a zona de passeio dos cães, para que a limpeza e desinfeção sejam mais eficazes e completas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt