Cão salva agricultor da morte

Homem caiu de uma oliveira, passou noite ao relento e ficou 24 horas sem socorro.

29 de novembro de 2013 às 14:40
Guarda, cão, morte, frio, agricultor, temperaturas, oliveira, José Luís da Costa, Mizarela, azeitonas Foto: Nuno André Ferreira
Partilhar

Um agricultor esteve mais de 24 horas ferido e passou uma noite ao relento, com temperaturas negativas, após ter caído de uma oliveira, em Mizarela, Guarda. Foi salvo pelo cão, ‘Fred'. O animal protegeu-o do frio e deu o alerta aos vizinhos, que chamaram as autoridades.

José Luís da Costa, viúvo de 77 anos, a viver sozinho na Mizarela, apanhava azeitonas num terreno afastado da povoação quando o escadote de madeira em que estava apoiado se partiu. O homem caiu desamparado em cima do toldo com as azeitonas. Gritou por ajuda, mas às 16h00 de terça-feira ninguém ouviu. O telemóvel, por azar, estava sem bateria.

Pub

Ferido e sem conseguir mexer-se, o homem viveu horas de dor, angústia e solidão. Valeu-lhe a ajuda do ‘Fred'. O cão deitou-se junto à cabeça do dono e passou a noite fria ao seu lado.

Vinte e quatro horas depois, Vítor Sousa, dono de um terreno ao lado, dirigia-se para o local com a mulher quando ouviram gemidos e o ladrar insistente do animal. "Nem ligámos, mas depois ouvimos gemer ‘Socorro! Quem me acode!' e fomos ver o que se passava", conta Vítor Sousa, vizinho, que rapidamente ligou para o INEM e chamou a família.

Pub

"Estava consciente, mas de cara muito inchada. Contou-nos que o cão nunca o abandonou e que o aqueceu toda a noite", relatou Vítor Sousa. O ‘Fred' salvou o dono e está ao cuidado de uma vizinha, enquanto José Luís da Costa estiver no hospital. É a nova mascote da aldeia.

O mau tempo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vai continuar durante mais uma semana. Para hoje e amanhã, preveem-se aguaceiros e queda de neve.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar