Carla Tavares candidata-se à liderança das mulheres socialistas com "nova agenda" para a igualdade

Sob o lema "Levar a Igualdade a Sério" a candidata defende a necessidade de aprofundar o combate "às desigualdades persistentes entre homens e mulheres em Portugal".

26 de janeiro de 2026 às 22:49
Carla Tavares Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Carla Tavares, candidata-se à liderança nacional das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos, com o compromisso de construir "uma nova agenda para a igualdade", segundo comunicado.

De acordo com a nota da candidatura de Carla Tavares a candidata quer uma agenda "mais ambiciosa e transformadora", capaz de responder aos desafios atuais e às desigualdades que continuam a marcar o quotidiano de várias gerações de mulheres.

Pub

Sob o lema "Levar a Igualdade a Sério" a candidata defende a necessidade de aprofundar o combate "às desigualdades persistentes entre homens e mulheres em Portugal, nomeadamente ao nível da disparidade salarial, do risco de pobreza e da sub-representação feminina em cargos de decisão", acrescenta a nota.

De acordo com o comunicado a candidata sublinha também "a importância de uma atuação mais propositiva, com influência direta nas opções políticas do Partido Socialista no território, junto do poder local e a nível nacional, baseada em soluções legislativas, trabalho técnico especializado e acompanhamento continuo e transversal das políticas de igualdade".

E Carla Tavares considera que a estrutura das Mulheres Socialistas "pode reforçar a sua visibilidade, influência, capacidade de intervenção e inovação, assumindo um papel mais ativo no debate político e social sobre políticas públicas transversais direcionadas para o combate às desigualdades".

Pub

"O papel das Mulheres Socialistas não pode limitar-se apenas a declarações de preocupação ou protesto aquando da publicação anual de indicadores sobre igualdade. É necessária mais ação. É necessária uma atuação mais consequente, assente na produção de propostas legislativas eficazes para responder a esta realidade, capazes de desenvolver soluções que promovam, de forma concreta, a transformação social que ambicionamos", afirma no comunicado.

Com um percurso ligado às áreas do direito, da igualdade e da política, Carla Tavares é advogada, doutoranda em Estudos de Género, antiga deputada à Assembleia da República e exerce desde 2020 a presidência da CITE, integrando também o Conselho Executivo da Equinet - Rede Europeia de Organismos para a Igualdade.

Ao longo do seu percurso, político e profissional, tem estado diretamente envolvida na construção de políticas públicas ligadas à igualdade de género, à proteção da parentalidade, à não-discriminação e à valorização dos direitos sociais, segundo a nota.

Pub

As Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos, é a estrutura do Partido Socialista, que tem como objetivo promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a participação paritária em todos os domínios da vida política, económica, cultural e social, e a consequente intervenção neste quadro de ação na atividade do Partido.

As eleições internas das Mulheres Socialistas decorrem a 13 e 14 de março, no âmbito do processo de eleição dos órgãos nacionais do Partido Socialista.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar