Carlos Cruz exige 20 mil € ao Estado
Apresentador diz-se magoado com perda de condecoração.
Carlos Cruz avançou com uma ação administrativa especial contra o Estado devido à perda da condecoração com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída em 2000, e exige uma indemnização de 20 mil euros por danos não patrimoniais.
A decisão do Conselho das Ordens Nacionais, de janeiro de 2014, foi tomada na sequência da condenação do ex-apresentador no âmbito do processo Casa Pia, mas Carlos Cruz alega que é inconstitucional. Na ação que deu entrada no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, Cruz admite que se sentiu "magoado com tal irradiação", considerando-
-a uma "ofensa gratuita" e de "caráter insólito".
"O Estado Português contribuiu assim para estigmatizar e aviltar o autor, fomentando comportamentos antissociais e antijurídicos que lhe cabia evitar e prevenir", escreve a defesa de Carlos Cruz, que pede ainda a anulação da deliberação do Conselho das Ordens nacionais. Recorde-se que também Jorge Ritto perdeu a condecoração, que lhe fora atribuída por Mário Soares. Ambos os arguidos, condenados por abusos sexuais, estão a cumprir pena na prisão da Carregueira desde abril de 2013, tal como Carlos Silvino e Manuel Abrantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt