Carros autónomos em testes já no próximo mês
Veículos estarão sujeitos a regras específicas. Limites de velocidade e de álcool sofrem redução.
Os carros autónomos vão entrar em testes já no próximo mês, em Portugal. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios na edição desta sexta-feira, citando o diploma que estipula as normas para estas experiências.
A portaria que o Negócios cita cria, pela primeira vez, um regime jurídico para realização de testes de veículos autónomos e de sistemas de conectividade na via pública. O texto define também que a realização destes testes está sujeita a autorização do Instituto da Mobilidade e os Transportes (IMT). Para obter a licença, é necessário cumprir um conjunto de requisitos, como a obrigatoriedade dos condutores ou operadores terem carta de condução há mais de seis anos.
Para os veículos que estejam em teste nas estradas, os limites de velocidade (quer por sinalização ou em termos gerais) são reduzidos para os 20 km/h. Os limites de álcool no sangue para os condutores ou operadores também são reduzidos, passando para 0,2 g/l (máximo permitido) e 0,5 g/l (contraordenação grave).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt