Celebra 109 anos e diz que "lares são para velhos"
Conhecido pelo seu bom humor, Manuel dos Santos gosta de passear.
Os 109 anos de Manuel Rafael dos Santos vão ser celebrados esta terça-feira à tarde na Junta de Freguesia da Asseiceira, no concelho de Tomar, numa cerimónia reservada à família, disse à agência Lusa o presidente da junta.
"Se não é o homem mais velho de Portugal é certamente um dos mais velhos", disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Rodrigues, adiantando que a festa será simples e reservada porque Manuel Santos "não lida com muita confusão".
De acordo com a descrição do autarca, Manuel dos Santos é uma pessoa "perfeitamente lúcida", reside na sua casa no lugar de Grou e mantém alguma autonomia.
Uma breve biografia traçada por um dos seus seis netos, José Lima, afirma que Manuel Rafael dos Santos nasceu a 23 de dezembro de 1905 na aldeia com nome de Roda Grande, freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, tendo mudado para o lugar vizinho de Grou quando casou com uma habitante dessa povoação.
Dois filhos, seis netos e oito bisnetos
Tendo tido dois filhos - António, com 80 anos, e Maria da Conceição, com 65 -, é a filha, que reside próximo da sua casa, que cuida dele diariamente.
Com seis netos e oito bisnetos, Manuel Santos, que até há poucos anos se dedicou ao trabalho no campo, "demonstra grande vitalidade e energia e prova disso é o facto de não tomar qualquer medicação diária", refere o neto.
"Conhecido pelo seu bom humor, gosta de passear, deslocando-se ainda com energia e sem ajuda de ninguém, chegando a afirmar que 'as bengalas são para os velhos'", e conta, "com alguma nostalgia, 'estórias' dos tempos antigos, dos bailes em casas particulares e na dos seus pais, onde tocava harmónio, e dos episódios nas tabernas onde se bebia muito vinho e se assistiu a muitas zaragatas", disse José Lima.
Segundo o neto, quando questionado sobre a possibilidade de ir para um lar de idosos, recusa perentório afirmando que "os lares são para os velhos!".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt