Europa em alerta com gripe aviária: Portugal já tem 41 casos confirmados este ano
Países devem intensificar esforços para evitar que o vírus passe para os humanos
Os países europeus devem intensificar os esforços para combater as ameaças de gripe das aves. O alerta é do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que recomenda o reforço da vigilância viral e de testes laboratoriais, equipamentos de proteção a pessoas com maior risco, como trabalhadores das explorações avícolas, e uma "colaboração estreita" entre as autoridades veterinárias, agrícolas e de saúde pública.
"Embora o risco atual para a população europeia seja baixo, a gripe das aves continua a ser uma grave ameaça para a saúde pública", alertou Edoardo Colzani, responsável pelos vírus respiratórios do ECDC.
Desde setembro foram detetadas mais de 1400 infeções em 26 países europeus, o registo mais elevado desde 2016, o que aumenta o risco de o vírus passar para as pessoas.
Em Portugal, o número de focos confirmados desde janeiro é de 41. A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária determinou o confinamento das aves domésticas em Portugal continental e proibiu a realização de feiras, mercados, exposições e concursos de aves de capoeira e aves em cativeiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt