Chuvas intensas provocam inundações em Abrantes e Mação
Inundações têm causado dezenas de ocorrências.
As fortes chuvadas das últimas horas têm provocado diversas inundações nos concelhos de Abrantes e Mação, entre outros, com estradas alagadas, garagens e caves entupidas, além de cortes de estrada em alguns locais.
"Temos dezenas de ocorrências devido a inundações, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Mação, no norte do distrito de Santarém, com estradas alagadas e caves e garagens inundadas, devido à dificuldade de escoamento das águas pluviais", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
"Há registo de alguns bens danificados, nomeadamente em estabelecimentos comerciais, em automóveis e em casas particulares", disse a mesma fonte, tendo acrescentado que os bombeiros tiveram de socorrer algumas pessoas que ficaram "presas nas viaturas, cercadas por água".
"Em Alferrarede e no Cabrito, no concelho de Abrantes, tivemos de socorrer pessoas que estavam com dificuldades de sair das suas viaturas", disse.
Segundo a fonte do CDOS, "as condições meteorológicas vão conhecer um agravamento até cerca das 21h00", pela que, afirmou, "a prioridade é auxiliar e defender bens e pessoas, até que pare de chover e a água se dissipe".
As primeiras chamadas para pedir ajuda "coincidiram com o início das fortes chuvadas, cerca das 15h30", disse a mesma fonte, tendo reiterado pouco mais haver a fazer: "estamos a auxiliar no mais urgente e não há muito mais a fazer até que as condições meteorológicas melhorem", afirmou.
Creche fechada em Mação
"Pedimos aos pais das crianças para as virem buscar mais cedo, por motivos de precaução, uma vez que a intensidade da chuva provocou infiltrações e podia originar algum qualquer problema elétrico", adiantou à Lusa Vasco Estrela, que é também responsável pela Proteção Civil Municipal.
O autarca acrescentou que, "muito provavelmente, a creche não abrirá amanhã [terça-feira] devido às questões elétricas e às infiltrações no edifício", sublinhando que hoje à tarde em Mação "choveu de uma forma perfeitamente anormal".
O autarca deu ainda conta de "inundações em garagens, na Câmara Municipal e num pavilhão na zona industrial, caves entupidas, lençóis de água e aluimentos de terras".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt