Cinco viaturas envolvidas em acidente na A24 com dois feridos leves
Um dos feridos é militar da Guarda Nacional Republicana.
Um acidente na Autoestrada 24 (A24) envolveu cinco viaturas e provocou dois feridos leves, um deles militar da GNR, aconteceu numa altura em que nevava com intensidade e a via já reabriu entre Fortunho e Vila Pouca de Aguiar.
Fonte da GNR de Vila Real disse à agência Lusa que o primeiro alerta para o acidente na A24, que ocorreu ao quilómetro 58, aconteceu pela 09:40, tratando-se de uma colisão entre um pesado de mercadorias e dois veículos ligeiros.
Foi depois, acrescentou, na sequência deste acidente que um quarto veículo embateu numa viatura da GNR que se encontrava no local.
A fonte referiu que há o registo de dois feridos leves, um deles um militar da GNR, que foi transportado ao hospital.
O acidente aconteceu numa altura em que nevava com intensidade e no sentido Vila Real -- Vila Pouca de Aguiar, mas já antes, a Guarda tinha contabilizado um despiste no sentido contrário, na mesma zona da A24, só com danos materiais.
A A24 esteve cortada ao trânsito entre os troços de Fortunho e Vila Pouca de Aguiar e, segundo a GNR, reabriu por volta das 12:00, embora se circule apenas numa via em cada um dos sentidos.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para o local foram mobilizados 15 operacionais e seis viaturas.
A GNR disse ainda que devido à queda de neve intensa e à falta de condições de segurança, o Itinerário Principal 4 (IP4) e a Estrada Nacional 15 (EN15) encontram-se cortados ao trânsito, na zona da serra do Marão, sendo a alternativa a Autoestrada 4 (A4).
No distrito de Vila Real, também a Estrada Regional 311, entre Salto e Cabeceiras de Basto, está cortada nos dois sentidos devido a um camião atravessado na via.
A Estrada Municipal 509-1 está com o trânsito interdito a pesados.
O distrito de Vila Real encontra-se em aviso vermelho por causa das previsões de queda de neve e, por precaução, as escolas e os transportes escolares foram suspensos esta sexta-feira nos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Os municípios de Alijó e de Sabrosa informaram que esta tarde será antecipado o regresso dos alunos a casa.
O IPMA prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar esta sexta-feira sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) por causa da neve.
Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Beja, Aveiro e Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho esta sexta-feira e sábado por causa da agitação marítima forte.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANECP) colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.
Este nível entrou em vigor às 16:00 de quinta-feira e termina às 23:59 de sábado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt