Comboio descarrilado, mulher resgatada por populares e inundações: Chuva intensa assola o Algarve
Zona do sotavento algarvio mais afetada, com inundações e várias estradas encerradas.
Um comboio descarrilou no sábado na Linha do Algarve devido ao mau tempo que assolou a região durante a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. Uma mulher foi resgatada por populares depois de ter caído na ribeira de Alfandanga, em Olhão, tendo recebido assistência hospitalar.
A chuva intensa já provocara inundações em Albufeira e Olhão na quinta-feira, e durante a madrugada de sábado os concelhos de Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António foram os mais atingidos. Um comboio regional descarrilou na zona da Fuzeta, devido a pedras na linha, arrastadas pelas chuvas. A EN125, principal estrada gratuita na região, esteve interdita durante várias horas na zona da Luz de Tavira, devido a inundações. O trânsito estava no sábado ao final da tarde interdito na EM5142-2, na Ponte de São Domingos, no sítio da Asseca, Tavira, na EM516-2, entre Moncarapacho e Alfandanga, e na EN397 entre Tavira e Cachopo.
Desde a meia-noite de sexta-feira foram registadas no Algarve mais de 140 ocorrências, que envolveram perto de 500 operacionais e 180 meios terrestres.
A precipitação forte atingiu o Algarve a meio da semana, provocando enxurradas em Albufeira e inundações na cidade de Olhão, entre outros locais. Na sexta-feira, de acordo com a Proteção Civil, dois idosos de nacionalidade francesa ficaram desalojados em Castro Marim, devido ao mau tempo, tendo sido realojados numa unidade hoteleira pela autarquia. Já em Tavira, duas pessoas tiveram de ser resgatadas, também na sexta-feira, devido à chuva intensa, uma de dentro de uma viatura na ribeira do Almargem e outra de uma habitação na Asseca.
Olhão com 48 litros em 4 horas
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Olhão, a precipitação acumulada entre as 02h00 e as 05h00 de sábado foi de 48,1 litros por metro quadrado. Em Tavira registaram-se 17,9 mm às 05h00. Na sexta-feira, Vila Real de Santo António registou 59 mm em 24 horas. No Alentejo, Amareleja registou 49,4 na sexta-feira. Para este domingo estão previstos aguaceiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt