Come cachorros-quentes e bebe refrigerantes? Saiba quantos minutos de vida perde quando ingere estes alimentos
Um estudo, realizado pela Universidade de Michigan, nos EUA, revelou que a comida ultra processada pode mesmo tirar-lhe tempo de vida.
A partir de agora talvez seja melhor pensar duas vezes antes de comer algo não saudável porque poderá estar a cortar momentos da sua vida. Um estudo, realizado pela Universidade de Michigan, nos EUA, revelou que a comida ultra processada pode mesmo tirar-lhe tempo de vida.
Por exemplo, se decidir comer um cachorro-quente está a perder, em média, 36 minutos de vida, e se decidir acompanhar com um refrigerante pode dizer adeus a mais 12 minutos. Ou seja, de repente, numa refeição, ficou sem quase 50 minutos de vida.
As carnes curadas, como o apreciado presunto, podem custar-lhe 24 minutos, já as sandes de ovo roubam-lhe 13,6 minutos. Os conhecidos 'cheeseburger' (hambúrgueres de queijo) tiram-lhe nove minutos de vida e se acrescentar bacon fica sem mais seis.
Mas nem tudo são más notícias, o estudo, citado pelo Daily Mail, concluiu que há alguns alimentos que lhe podem, pelo contrário, acrescentar tempo de vida. É o caso de uma sandes de manteiga de amendoim e geleia, que lhe pode dar 32 minutos de vida. Comer certos tipos de peixe pode fazer com que ganhe 28 minutos. Os frutos secos e as sementes são também um alimento que potenciam a vida saudável dando-lhe 24, já a fruta oferece-lhe 10 minutos.
Os investigadores descobriram ainda que, por cada 10% de calorias diárias provenientes da fruta e legumes, ao invés de carne de vaca e carne processada, uma pessoa pode acrescentar cerca de 48 minutos de tempo de vida.
De acordo com o Daily Mail, o estudo foi desenvolvido a partir do 'Global Burden of Disease', no qual a mortalidade de determinadas doenças foram associadas às escolhas alimentares dos indivíduos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt